Sexta, 29 de Março de 2024
27°

Tempo nublado

Atalaia, AL

Esportes Trekking

Equipes Giz Trekking vem obtendo grande destaque em competições alagoanas e nacionais

Neste mês de março, equipes da GIZ Trekking conquistaram o 1º lugar nas categorias Adventure e Fast, em etapa da LAA.

31/03/2019 às 18h48 Atualizada em 05/04/2019 às 08h22
Por: Phablo Monteiro Fonte: Fotos: Arquivo GIZ Trekking.
Compartilhe:
Equipes Giz Trekking, representando Atalaia em competições de Trekking em Alagoas.
Equipes Giz Trekking, representando Atalaia em competições de Trekking em Alagoas.

Uma prática esportiva que vem ganhando cada vez mais adeptos no Brasil e no mundo, é o Trekking, que em sua modalidade de competição, envolve esforço físico, muita superação, trabalho em equipe e habilidades de orientação, principalmente com o uso de mapas. A cada dia, mais atalaienses vem aderindo a esse esporte, integrando várias equipes, entre elas, a GIZ TREKKING.

GIZ TREKKING é um grupo esportivo nos moldes off-road, com equipes formadas em quartetos para de Trekking. Cada equipe/quarteto, obrigatoriamente deverá ser mista, composta por pessoas do sexo masculino e feminino, e, ter pelo menos um de seus integrantes como navegador (aquele que será responsável por receber o mapa e orientar a equipe na competição). O grupo, sem fins lucrativos com autonomia administrativa e financeira, vem obtendo destaque não só pelos resultados alcançados nas competições, mas, também por ter a finalidade de apoiar e desenvolver ações esportivas para elevação e manutenção da qualidade de vida, bem como, práticas que possam discutir e promover a inclusão social e a cidadania.

Participando de competições em modalidades de esportes de aventura, em todo o Nordeste, a exemplo do Circuito Brasileiro Spot de Corrida de Aventura – CBCA Trekking, Trail Run, entre outros, a equipe de Trekking atalaiense conseguiu alcançar posições de destaques em várias categorias, durante ano de 2018.

Continua após a publicidade

O CBCA envolve várias modalidades com orientação, entre elas, a bike, trekking, canoagem, travessia a nado e rapel. O percurso pode ter distâncias entre 50 km e 130 km. Acontece a nível nacional e geralmente são provas com 24 horas de conclusão. Pela organização Guerreiros Naventura, ocorrido na Barra de São Miguel - AL, em dupla mista a Giz alcançou 1º lugar. Pela organização Odisséia, ocorrido na Barra do Cunhaú – PB, também alcançou 1º lugar. 

Sobre o Trekking em Alagoas, existem competições mensais organizadas pela Liga Alagoana de Aventura – LAA e pelo Circuito Alagoano de Trekking. As equipes vão somando pontos a cada prova mensal, para que no final do ano seja montando o ranking das melhores equipes, com maiores pontuações, onde os TOPs 10 são homenageados. Pela LAA, a GIZ TREKKING teve três equipes em destaque, sendo: categoria Adventure – Giz no trekking em 3º lugar (de aproximadamente 100 equipes concorrentes), categoria Fast – Giz Coiotes em 7º lugar e Giz Rango em 9º lugar (de aproximadamente 100 equipes concorrentes). 

Neste ano de 2019, a GIZ TREKKING está na segunda etapa da LAA, participando com uma média de 10 equipes no total. A equipe alcançou posições de destaques nas duas etapas, sendo a última, dia 16/03/2019, atingindo a colocação de: 1º lugar Giz Coiotes (categoria fast), composta pelos atletas: Francisco (navegador), Edvânia, João Victor e Cristiano; e 1º lugar Giz no Trekking (categoria adventure) com os atletas: Cícero (navegador), Lanterna, Cicinho e Mércia.

“Para além da perspectiva da representatividade de levarmos o nome do nosso município no esporte para variadas regiões brasileiras, nos sentimos motivados pela transformação no estilo de vida das pessoas que, hoje, se vêem como atletas”, destaca Jocasta Gonçalves, integrante da equipe GIZ TREKKING.

Festa de premiação dos melhores do ano de 2018 da LAA.

1º lugar LAA, categoria Adventure.

1º lugar LAA, categoria FAST

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias