23°C 34°C
Atalaia, AL
Publicidade

Vereador Jaminho Brasil reforça campanha de conscientização contra os maus-tratos aos animais em Atalaia

Parlamentar destacou a importância de denunciar casos de abandono e violência contra cães e gatos e defendeu legislação mais rigorosa.

Phablo Monteiro
Por: Phablo Monteiro
12/11/2025 às 18h42 Atualizada em 18/11/2025 às 18h10
Vereador Jaminho Brasil reforça campanha de conscientização contra os maus-tratos aos animais em Atalaia
Vereador Jaminho Brasil reforça campanha de conscientização contra os maus-tratos aos animais em Atalaia. Foto: Atalaia Pop

Durante a sessão ordinária desta terça-feira (11), o vereador Jaminho Brasil (PP) utilizou a Tribuna da Câmara Municipal de Atalaia para reforçar a importância da campanha de conscientização contra os maus-tratos aos animais, especialmente aqueles em situação de rua.

Em seu discurso, o parlamentar destacou um recente caso de atropelamento de uma cachorra nas proximidades do Banco do Brasil, cujo motorista não prestou socorro ao animal.

“Nesse último final de semana também a gente teve uma cachorra atropelada próximo ao Banco do Brasil, onde o proprietário do veículo nem sequer parou para prestar algum tipo de socorro, algum tipo de assistência veterinária ao animal. E isso eu queria enfatizar aqui para todos vocês que estão nos ouvindo ou que irão nos ver, que isso é crime, podendo levar uma pena de 2 a 5 anos de prisão e também multa, previsto na Lei 14.064/20, conhecida como a Lei Sansão, que aumentou a pena de maus-tratos específico contra cães e gatos”, explicou o vereador.

Continua após a publicidade

 

Durante a fala, Jaminho Brasil também ressaltou algumas situações que configuram maus-tratos aos animais, como: manter animais em locais anti-higiênicos, obrigá-los a trabalhos excessivos, ferir, golpear ou mutilar, não fornecer assistência veterinária, abandonar cães e gatos e provocar envenenamento.

Continua após a publicidade

 

“Em caso de acidente onde você atropelar um animal, você pare pelo menos para prestar assistência”, alertou o parlamentar.

O vereador também lembrou o Projeto de Lei 025/2024, já aprovado pelas comissões da Câmara dos Deputados, que prevê a suspensão da habilitação de motoristas por 12 a 18 meses quando utilizarem o veículo para abandonar cães ou gatos.

“Também é da minha vontade trazer esse projeto de lei aqui para o município de Atalaia. Vem crescendo muito os casos de abandonos e maus-tratos e a gente não pode permitir isso. Temos que denunciar cada vez mais para que essas pessoas que fazem esse mal aos animais paguem de alguma forma e sejam responsabilizadas”, reforçou.

Em seu primeiro mandato na Casa Hilton Agra de Albuquerque, Jaminho Brasil tem se destacado pelo compromisso com a causa animal, propondo ações voltadas ao combate aos maus-tratos e à promoção do bem-estar de cães e gatos em Atalaia.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Atalaia, AL
29°
Tempo limpo
Mín. 23° Máx. 34°
31° Sensação
6.16 km/h Vento
58% Umidade
0% (0mm) Chance chuva
05h22 Nascer do sol
17h52 Pôr do sol
Terça
36° 21°
Quarta
33° 22°
Quinta
34° 22°
Sexta
36° 22°
Sábado
35° 23°
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Enquete
...
...
Publicidade
Lenium - Criar site de notícias