Segunda, 29 de Abril de 2024
25°

Tempo nublado

Atalaia, AL

Câmara Municipal Cavalhada

Vereador Fernando Vigário apresenta PL que visa tornar a Cavalhada patrimônio cultural imaterial de Atalaia

Proposta foi lida em Plenário e seguiu para as comissões da Câmara de Atalaia.

14/10/2023 às 12h39 Atualizada em 16/10/2023 às 15h55
Por: Phablo Monteiro Fonte: Fotos: Divulgação
Compartilhe:
Cavalhada em homenagem ao Dia da Padroeira de Atalaia, Nossa Senhora das Brotas.
Cavalhada em homenagem ao Dia da Padroeira de Atalaia, Nossa Senhora das Brotas.

Foi protocolado na Câmara Municipal de Atalaia, na sessão desta última terça-feira (10), o Projeto de Lei 013/2023 que declara a Cavalhada patrimônio cultural de natureza imaterial do município. A proposta, de autoria do vereador Fernando Vigário (MDB), foi lida em Plenário e seguiu para as comissões da Casa.

A Cavalhada é a festa popular do Folclore Brasileiro que ainda é vivenciada com mais força em nossa cidade, graças aos cavaleiros que atravessam gerações familiares, que com muito esforço e amor não deixou que esse folguedo entrasse para o esquecimento.

O vereador, autor da proposta, é um dos principais nomes da Cavalhada em Alagoas, chegando a presidir a comissão organizadora do Campeonato Alagoano de Cavalhada.

Continua após a publicidade

Um dos grandes nomes da história da Cavalhada em Alagoas, foi um atalaiense: João Camello da Costa Filho, o Major Moço. É apontado como um dos precursores desse folclore em terras atalaienses, passando essa tradição para filhos, neto e até bisneto atualmente.

Outro nome muito importante da Cavalhada atalaiense é o saudoso ex-prefeito Luiz Vigário, que com seu apoio e empenho assegurou a sequência desta tradição, para seus descendentes e ajudou a manter viva na cidade esse esporte de montaria que é admirado por muitos. 
Outro atalaiense que muito contribuí para o fortalecimento dessa cultura no município, é o José Ernandes da Silva, popularmente conhecido como Acarí. 

O atalaiense Acarí é um dos ícones da Cavalhada Alagoana. Lanceiro que há mais de cinco décadas, vem se destacando na Cavalhada, levando o nome da cidade para os quatro cantos do Estado de Alagoas. Com muito amor ao folclore, se transformou em uma figura conhecida a nível estadual, sendo considerado o melhor lanceiro de Alagoas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias