Sábado, 20 de outubro de 2018
82 9 9131 8010
Educação

11/10/2018 às 09h37 - atualizada em 14/10/2018 às 20h49

403

Phablo Monteiro

Atalaia / AL

Alunos conhecem profissões e promovem feira sobre o tema na Escola Antônio Vieira
Feira das Profissões foi realizada nos dias 10 e 11 de outubro.
Alunos conhecem profissões e promovem feira sobre o tema na Escola Antônio Vieira
II Feira das Profissões da Escola Municipal Antônio Vieira da Costa.

Com o objetivo principal de proporcionar aos alunos um primeiro contato com as profissões e suas particularidades, a Escola Municipal Antônio Vieira da Costa, localizada no Mirante Atalaia, realizou nos dias 10 e 11 de outubro, a sua II Feira das Profissões.


Para organizar as atividades, os alunos recorreram a pesquisas sobre as profissões que reúnem mais interesses e dúvidas. Depois, produziram materiais informativos, a exemplo da confecção de banners que contam como é a vida acadêmica, quais são as perspectivas profissionais em cada área, além das principais ocupações e desafios no cotidiano de trabalho.


De acordo com o coordenador pedagógico Ely Avelino, a Feira das Profissões é um instrumento avaliativo com o qual a Escola procura criar alternativas mais lúdicas para os alunos buscarem esse conhecimento. “Durante esse processo percebemos o engajamento deles na pesquisa e na busca por informações com profissionais da área em que eles estavam trabalhando. Os professores motivaram os alunos a fazerem essa busca fora da Escola, através da Internet e de entrevistas, para que eles pudessem construir esse conhecimento e elaborar esse material para exposição, visando despertar o interesse deles em alguma dessas profissões”, destacou. 


Para a diretora Sandra Vilma, essa atividade tem o objetivo de auxiliar os alunos desde cedo sobre a escolha da profissão que quer para o seu futuro. “Sempre tivemos essa preocupação de orientá-los, mas sempre de forma individual. Mas, decidimos fazer uma Feira das Profissões para ajudar com que eles escolhessem a área que mais chamava a atenção, fizesse uma pesquisa e apresentassem. Com isso, muitos alunos focaram muito mais na profissão que querem e outros mudaram de opinião, pro conta das pesquisas e conhecimentos que adquiriram. Considero que está sendo muito positivo, pois estamos fazendo com que os alunos despertem para o interesse daquilo que ele goste, pois é sempre muito bom trabalhar naquilo que nos identificamos”, comentou a diretora, destacando ainda que desde 2015 a a Escola realiza um trabalho preparatório para o IFAL.


Aluno do 9º ano A, Lucas Willamis de 14 anos, destacou a oportunidade de conhecer com mais detalhes cada profissão. “A Feira de Profissões é de extrema importância. No meu caso, aprendi que muitas das outras profissões dependem de um engenheiro informático, que infelizmente ainda é uma profissão um pouco desmerecida. Com as pesquisas, adquiri junto com meus colegas um bom conhecimento nesta área e acredito que pode ser decisivo na minha escolha futura da profissão que quero seguir”, destacou.


A ação também foi acompanhada de perto pela diretora-adjunta Soraia Fidelis, pelos professores e coordenadores da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Clique nas imagens abaixo para ampliar:
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium