Segunda, 24 de setembro de 2018
82 9 9131 8010
Saúde

11/09/2018 às 18h27 - atualizada em 17/09/2018 às 09h20

358

Phablo Monteiro

Atalaia / AL

Aulas gratuitas de funcional em Atalaia vem mudando hábitos e ajudando no combate ao sedentarismo
Projeto desenvolvido pela Prefeitura visa disseminar a prática regular de exercícios e atividades físicas
Aulas gratuitas de funcional em Atalaia vem mudando hábitos e ajudando no combate ao sedentarismo
Alunos são orientados pelo professor de Educação Física, Ivanilson Araújo

Com o objetivo de disseminar a prática regular de exercícios e atividades físicas, a Prefeitura Municipal de Atalaia vem ofertando desde fevereiro de 2017, aulas gratuitas de treinamento funcional.  As aulas acontecem no Clube Social Atalaiense, às segundas e quartas-feiras, a partir das 19 horas, sob coordenação do professor de Educação Física, Ivanilson Araújo.


O projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde, através do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), conta atualmente com 50 alunos, divididos em duas turmas.


O treinamento funcional se baseia em atividades naturais do ser humano, como pular, correr, puxar, agachar, girar e empurrar. Com isso, o praticante ganha força, equilíbrio, flexibilidade, condicionamento, resistência e habilidade, tirando as pessoas das práticas repetitivas, como as realizadas na musculação. Nos exercícios, são usados acessórios como elásticos, cordas, bolas, cones, discos, hastes e outros objetos, com o objetivo de trabalhar a musculatura de forma direcionada. O método ajuda na prevenção de lesões, gera melhorias cardiovasculares, reduzo percentual de gordura, emagrece e define a musculatura.


Para o professor Ivanilson Araújo, o projeto vem alcançando seu objetivo, que é o de mudar hábitos, mostrando aos atalaienses a importância da prática de atividades físicas. “É gratificante vê que ao longo de todo esse tempo algumas pessoas que eram sedentárias, mudaram sua rotina de vida e tornaram a prática de exercícios físicos um hábito, seja aqui, nas aulas de funcional ou nas academias. Essa mudança de hábitos é muito gratificante para a área da Saúde e principalmente para mim como educador físico”, destacou.


Com um trabalho já consolidado, o projeto vem ganhando notoriedade e foi escolhido com um dos temas apresentados pela coordenadora do NASF em Atalaia, Merinha Medeiros, em Seminário Alagoano sobre os 10 anos do NASF. Na oportunidade, a coordenadora destacou a importância desse projeto na área da promoção da Saúde e qualidade de vida, como também na prevenção de doenças crônicas e degenerativas.


Sobre a possibilidade de expansão desse projeto para Distritos e Povoados do município, o professor Ivanilson Araújo comentou que essa descentralização vem sendo discutida pela equipe do NASF e da Secretaria de Saúde. “Existe essa possibilidade de fazermos esses encontros em pontos estratégicos das Unidades Básicas de Saúde. Mas, o que está para ser desenvolvido por parte do NASF, como consequência do sucesso dos treinamentos funcionais, é o projeto Atalaia em Movimento, com uma atuação muito maior”.


De acordo com o educador físico, o projeto Atalaia em Movimento trará uma democratização do acesso à prática regular de atividades físicas no município, inseridos outras opções como dança, treinamento funcional, trilha, atendimento com a nutricionista, entre outros. “O projeto visa fazer com que essas pessoas recebam não apenas o treinamento, mas sim orientações sobre a importância de se alimentar bem, de se exercitar e do descanso, que é também muito importante em meio a correria do dia a dia”, completou Ivanilson Araújo. 

Clique nas imagens abaixo para ampliar:
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium