Quinta, 25 de Abril de 2024
31°

Parcialmente nublado

Atalaia, AL

Destaques Homenagem

23 de março é dia dedicado pelo Arquivo Público de Alagoas ao jornalista atalaiense Valmir Calheiros

Valmir Calheiros é um dos maiores nomes da história do jornalismo alagoano.

23/03/2022 às 15h46 Atualizada em 25/03/2022 às 17h52
Por: Phablo Monteiro Fonte: Informações do APA.
Compartilhe:
Valmir Calheiros é um dos maiores nomes da história do jornalismo alagoano.
Valmir Calheiros é um dos maiores nomes da história do jornalismo alagoano.

Desde o ano de 2021, o Arquivo Público de Alagoas celebra o dia 23 de março como uma efeméride alagoana, dedicado ao jornalista Valmir Calheiros de Siqueira, que nasceu nesta data em 1944, e faleceu em 13 de março de 2014.

Natural de Atalaia, Valmir Calheiros foi jornalista, advogado e pesquisador, casou-se com Nivaldete Calaça de Siqueira e teve dois filhos, Valmir Calheiros de Siqueira Júnior (falecido) e Valdete Calaça Calheiros de Siqueira, que seguiu os passos do pai. Com uma carreira de mais de 50 anos, marcada com prêmios regionais e nacional, militância sindical e passagens pelos principais jornais do estado, Valmir Calheiros preservou um valioso acervo pessoal, reunindo notas, fotos, livros e jornais, que revela os bastidores da imprensa. Um tesouro que resguardou a memória do jornalismo alagoano. 

Em memória do jornalista Valmir Calheiros, guardião da história do jornalismo alagoano, a data está incluída nos Calendários Culturais, produzidos pela equipe do grupo de pesquisa Representações do Lugar (Relu), da Faculdade de Arquitetura, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em parceria com o Arquivo Público de Alagoas.

Continua após a publicidade

CLIQUE AQUI e confira a nossa homenagem.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias