Quinta, 18 de Abril de 2024
26°

Parcialmente nublado

Atalaia, AL

Educação Educação

Artigo I Uma Educação que avança mesmo em tempos de pandemia. Por: Igor Ulisses.

Artigo escrito para o Blog Um Jovem e a Política, do site Atalaia Pop.

06/05/2021 às 09h11 Atualizada em 08/05/2021 às 12h06
Por: Phablo Monteiro
Compartilhe:
Entrega de Trilhas Educacionais pela Semed Atalaia. Foto: Divulgação
Entrega de Trilhas Educacionais pela Semed Atalaia. Foto: Divulgação

O grande político brasileiro Leonel Brizola em um debate disse que “cara é a ignorância”, quando foi interrogado sobre o investimento em Educação. Em nosso município Educação  vem sendo prioridade e de um valor singular.

A Secretaria Municipal de Educação vem desenvolvendo diversos programas e mesmo na pandemia avançou muito, com a busca ativa (para renovação e realização de matrículas), onde conseguimos, até o momento, um número de 10.062 alunos matriculados em 2021. Vale destacar que hoje a rede municipal conta com mais 877 alunos se comparado com o ano letivo de 2020.

A pandemia trouxe diversos problemas, um deles foi a insegurança alimentar da população. Em nossa cidade, para garantir a segurança alimentar dos alunos da rede municipal, a gestão distribuiu e continua distribuindo os Kits Merendas, onde cada aluno tem direito a um Kit. Isso significa que em nossa cidade 10 mil alunos e seus familiares estão com a alimentação garantida.

Continua após a publicidade

Em virtude da pandemia também foi necessário adotarmos o isolamento social que ocasionou afastamentos dos alunos da sala de aula. Mas, a gestão com apenas um trimestre de mandato iniciou o ensino remoto por meio das tirinhas de aprendizagem que segundo a ecretária adjunta Elisabeth Macena, são atividades selecionadas para que o aluno possa desenvolver as habilidades e competências de aprendizagem, de acordo com a série que o aluno esteja, isso significa que a gestão tem um compromisso com a aprendizagem do aluno mesmo durante a pandemia.

Sobre a volta das aulas de forma presencial a Semed vem trabalhando na elaboração de um plano de protocolo sanitário e muito em breve os alunos voltarão com as aulas presenciais, um passo importantíssimo.

Também é necessário destacar que após muito anos os alunos da rede municipal vão receber o fardamento gratuitamente e os materiais escolares. Em suma, o assistencialismo aos alunos já é uma marca forte da atual gestão. Nos primeiros meses houve diversas formações com os professores, a formação de laboratório de ciências em escolas e outros benefícios.

Hoje temos também uma equipe muito técnica, representada pela secretária Glauciane Veiga Wanderley, que tem um currículo acadêmico extenso, com especialização em ensino público, educação infantil e políticas digitais em educação com experiência gestão escolar, foi secretária de diversas cidades e entre outras que significa que a atual gestão municipal tem se preocupando rigorosamente da intelectualidade e experiência dos secretários.

O assessor de mídia da secretária, Gilyardy Silva relatou ao nosso blog que tem sido um trabalho significativo e gratificante: “estamos presente com a secretária, secretária adjunta, diretora de ensino e os técnicos da SEMED nas instituições escolares, acompanhado juntamente dos gestores, coordenadores e professores todas as suas realidades, onde escutamos e discutimos as possibilidades possíveis para que possamos ofertar uma qualidade educacional em nosso município".

Por fim, é necessário lembramos que hoje temos uma Secretaria de Educação fortíssima e sem  dúvidas iremos ter mais avanços.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Política no Cotidiano - Por: Igor Ulisses
Política no Cotidiano - Por: Igor Ulisses
Sobre É cada vez maior o interesse dos jovens com a política. O uso massivo da internet, seja pelas redes sociais ou por aplicativos de mensagens instantâneas, impulsionou esse interesse e mostrou a política como um caminho legítimo para transformações sociais e como forma de materializar sua preocupação com a comunidade onde vivem. Algo está bem claro atualmente: “É impossível promover mudanças sem a participação do jovem na política”. Sou Igor Ulisses e convido você para acompanhar nossas postagens
Enquete
Ele1 - Criar site de notícias