Quarta, 24 de Abril de 2024
26°

Tempo nublado

Atalaia, AL

Política Análise Política

Artigo I “Martelo foi batido”: articulação, experiência e agremiação política venceu. Por: Igor Ulisses

Uma análise feita pelo jovem Igor Ulisses, sobre a escolha do novo presidente da Câmara Municipal de Atalaia.

02/01/2021 às 18h47 Atualizada em 07/01/2021 às 21h09
Por: Phablo Monteiro Fonte: Blog Igor Ulisses - Um Jovem e a Política
Compartilhe:
Vereador Cicinho (PSC), novo presidente da Câmara Municipal de Atalaia.
Vereador Cicinho (PSC), novo presidente da Câmara Municipal de Atalaia.

Os comentaristas do filósofo Friedrich Nietzsche intitulam ele como "aquele que bateu o martelo".

Contextualizado, ontem (1/01/2021) a nova Legislação bateu o martelo e escolheu o vereador José Cícero Melo dos Santos, o Cicinho (PSC) para ser o presidente do poder legislativo no primeiro biênio.

Quem é Cicinho de Melo? Vamos analisar em uma percepção política. 

Continua após a publicidade

Um experiente político de nossa cidade, onde constituiu a sua personalidade política ao lado do Zé do Pedrinho (em memória). Cicinho de Melo cumprirá o seu quarto mandato como vereador.

Vale a pena ressaltar que aos 20 anos de idade foi candidato e conseguiu a eleição. Naquela legislação foi o presidente entre os anos de 1995 a 1996.

Em sua trajetória política sempre foi antagônico ao governos “Chico Vigário”, simbolizando a sua resistência política e sempre permanecendo do lado oposto.

A sociedade e o senso comum acreditavam que o mais provável era que o presidente e toda mesa diretora seria do partido MDB, pois são maioria. Ou seu companheiro de partido, o Rudinho, o vereador mais votado da história de Atalaia, seria o candidato.  

Como diz o Magalhães Pinto: "Política é como nuvem. Você olha e ela está de um jeito. Olha de novo e ela já mudou".

Lembro de um jingle de campanha: "sou fã das voltas que o mundo dá".

Realmente o "mundo" girou, do vereador que fracassou nas urnas em 2016, para o novo presidente do poder legislativo.

Como ele conseguiu?

O segredo foi: articulação política, experiência e a agremiação.

Após o resultado do dia 15  de novembro, ele quebrou a fronteira partidária e foi articular em busca deste objetivo. Articulou primeiro com o vereador reeleito Toni Barros, após Neto Acioli e assim conseguir construir uma base, ou seja conseguiu extrapolar as fronteiras do seu partido.

Nas últimas duas semanas a sociedade já tinha abandonado o ceticismo e a sua eleição já era esperada.

Além de ser um grande parceiro do executivo, a agremiação política com a prefeita eleita foi de suma importância para a sua eleição. Essa agremiação política formou canais naturais às grandes tendências contemporâneas: mudança, talvez um vai gerar “união”, “diálogo” e “parceria" entre os poderes.

Também a experiência foi de suma importância e foi ela que venceu, pois como já citei acima, é um dos nomes de maior experiência na política atalaiense.

Indo ao lado mais “pessoal”, Cicinho viverá uma frase maravilhosa de sua vida política, cercado do respeito e da estima de todos ou quase todos os segmentos da sociedade atalaienses, que reconhecem a sua capacidade e experiência.

Lógico, que a perspectiva de poder vai atrair os oportunistas e aventureiros que tanto descaracterizam a classe política. Por isso é necessário muito discernimento.

Em seu discurso de posse ele afirmou que será um amigo dos seus pares e que vai lutar pelo o desenvolvimento do município.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Política no Cotidiano - Por: Igor Ulisses
Política no Cotidiano - Por: Igor Ulisses
Sobre É cada vez maior o interesse dos jovens com a política. O uso massivo da internet, seja pelas redes sociais ou por aplicativos de mensagens instantâneas, impulsionou esse interesse e mostrou a política como um caminho legítimo para transformações sociais e como forma de materializar sua preocupação com a comunidade onde vivem. Algo está bem claro atualmente: “É impossível promover mudanças sem a participação do jovem na política”. Sou Igor Ulisses e convido você para acompanhar nossas postagens
Enquete
Ele1 - Criar site de notícias